Lições Preciosas do Livro: ” Crianças Francesas não fazem manha”

Padrão

O que podemos aprender com as mães francesas

9788539004355

Lição 3: “5 Fruits et Légumes Chaque Jour”
(Cinco Frutas, legumes e verduras por dia)

As primeiras comidas dos bebês franceses são legumes cheios de sabor para os bebês:

vagem, espinafre,cenoura, abobrinha descascada, as partes brancas do alho poró, cozidas no vapor e em forma de purê. (Pág.191)

Os pais franceses descrevem o gosto de cada legumes e verduras para os seus filhos. Ensinam seus filhos a apreciarem cada legume e verdura, pois acreditam que cada um deles tem uma sabor naturalmente intenso e interessante. O governo francês encoraja os pais a não desistirem de uma alimento que o bebê rejeitou 3 vezes ou mais, mas, que continuem a oferecê-lo. (Pág.192)

“Pouco a pouco, a criança aprende a comer de tudo”. (Frase do livro “J´élève mon enfant”)

Os pais franceses oferecem os mesmos alimentos de muitas maneiras diferentes: cozido no vapor, assado, assado no papel-manteiga, grelhado, puro, com molho ou temperado.

Eles sugere mostrar um legume para a criança e perguntar: “você acha que é crocante e que vai fazer barulho se morder?”, “em que esse sabor faz você pensar?”, “O que sente na sua boca?”, fazendo do momento da alimentação algo divertido. (Pág. 193)

O SEGREDO: Mantenha a calma e a alegria durante as refeições, seguindo em frente com a refeição, não desistindo de oferecer a comida à criança.

NA PRÁTICA:

1) Não existe “comida de criança”;

2) Variedade visual e de texturas;

3) Deve experimentar um alimento repetidamente;

4) As crianças precisam provar de tudo;

5) Nunca pergunte: “o que você quer” mas “vamos comer isto?”;

6) A refeição de uma criança pequena não deve durar mais do que 30 minutos;

7) Uma refeição deve ser oferecida calmamente e em etapas: entrada, prato principal e sobremesa;

 Quando maiores, envolvam as crianças no preparo das refeições (não tenham medo do uso da faca, há versões infantis delas, de plástico) e na arrumação da mesa;

9) Ensine o quanto antes ao seu filho a se sentar calmamente à mesa e esperar calmante pela comida;

10) Seu filho não precisa de açúcar todos os dias. Decida o momento certo para isso. Deve ser consumido com muita moderação.

11) Sirva as refeições em etapas de diferentes pratos para as crianças. Servir legumes e verduras na entrada pode ser promissor (cozidos, cortados em palitos, e algum patê para mordiscarem – o de manjericão é muito apetitoso e cheiroso);

12) Ensine seu filho a não “beliscar” antes das refeições, e sentar-se à mesa com fome mesmo;

13) Substitua caixas e garrafas de sucos na geadeira, por água;

14) Faça almoços “maiores” e jantares “menores”, tirando o consumo de proteínas à noite, priorizando os carboidratos, as verduras e os legumes;

15) Equilibre as cores no prato. 5 cores diferentes são apreciáveis. Opte sempre por alimentos frescos.

Por Simone De Carvalho

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