MANIFESTO: Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em qualquer hora e em qualquer lugar!

Padrão

AVAAZ

Por: Simone De Carvalho

AMS Brasil

Ontem, dia 28 de Outubro, foi lançada a petição intitulada “Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em qualquer hora e em qualquer lugar!” com o objetivo de promover uma Campanha Nacional à favor do Direito à Amamentação em locais públicos e privados em todo o país.

Desejamos que seja criada uma Lei Nacional que proteja o Ato de Amamentar em locais públicos e que mães e bebês sejam respeitados, apoiados e incentivados por isso.

 

Por que isto é importante?

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Aleitamento Materno é o padrão Ouro de nutrição infantil os primeiros anos de vida do bebê.
Ele é o alimento ideal para o crescimento, desenvolvimento e saúde da criança e deve ser incentivado até os dois anos e meio ou mais.
Mães diariamente são impedidas e/ou constrangidas por amamentar seus bebês em locais públicos e privados.
Amamentar é um ato natural e puramente amoroso e deve ser protegido e respeitado por toda a sociedade.

A História do Protesto em Fatos

2011

 

ITAÚ CULTURAL

“Com o filho Francisco, de 2 meses, acomodado em um sling (espécie de tipoia de bebê), a dona de casa Marina Barão parece espantada com a dimensão que o manifesto batizado de “mamaço” tomou ontem no Instituto Itaú Cultural da Avenida Paulista. No fim de março, ela foi impedida de amamentar o filho por uma educadora do instituto que acompanhava crianças em uma mostra do artista plástico Leonílson. “Meu filho estava chorando, tirei o peito para dar leite e ela me pediu gentilmente para sair dali. Disse que eu poderia amamentar na sala do bombeiro, mas estava fechada. Então, fiquei na escada”, conta. O caso foi parar na internet, onde se espalhou rapidamente e virou manifesto (pacífico). ”

metro2(103)

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mamaco-reune-50-maes-na-paulista,718683,0.htm

2012

 

A HORA DO MAMAÇO

Evento oficial idealizado pela Comunidade “Aleitamento Materno Solidário” no facebook, com a ideia de lançar um evento anual conde todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reunam – no mesmo dia e no mesmo horário – em um ponto turístico de suas cidades, para amamentarem seus bebês simultaneamente. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a díade mãe bebê.

Ao todos 45 cidades e alguns países e quase 200 fotos foram compiladas em um vídeo que já ultrapassou as 20 Mil visualizações:

VÍDEO PRODUZIDO

2013

 

A HORA DO MAMAÇO

Nesta ano, também 45 cidades e 1500 mães se reuniram para realizar novamente o evento:

VÍDEO PRODUZIDO

A PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/ahoradomamaco

O BLOG

http://horadomamaco.wordpress.com/

 

materiamamaco

http://issuu.com/revistavinculo/docs/vinculo_ed04

A REPERCUSSÃO NA MÍDIA

 

http://guiadobebe.uol.com.br/hora-do-mamaco-2013/

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/hora-do-mamaco-reune-120-pessoas-no-jardim-botanico/30247

http://www.emtempo.com.br/editorias/dia-a-dia/8244-m%C3%A3es-realizam-%E2%80%98mama%C3%A7o%E2%80%99-para-incentivar-a-amamenta%C3%A7%C3%A3o.html

http://saude.terra.com.br/vc-reporter-em-hora-do-mamaco-maes-amamentam-filhos-em-sc,892a12b1f3a40410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

http://www.spsp.org.br/site/index.php/noticias-leia-mais/953-hora-do-mamaco-2013-perto-das-maes

http://www.redehumanizasus.net/64583-maes-participam-da-hora-do-mamaco-em-blumenau

http://www.infonet.com.br/Saude/ler.asp?id=147501&titulo=noticias

http://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/hora-do-mamaco-tem-adesao-recorde-participacao-de-pais-e-boas-historias

http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/galeria/videos/2013/08/hora-do-mamaco-marca-o-final-da-semana-do-aleitamento

http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?mamaco-a-favor-da-saude-dos-bebes&id=486840

http://www.minasnoticias.com/prefeitura-de-caratinga-realiza-1-mamaco,10,1,15145,leitura.htm

 

O MANIFESTO

18 DE OUTUBRO DE 2013

 

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2013/10/passear-nos-shoppings-de-caxias-do-sul-tambem-e-exercicio-de-etiqueta-4313784.html

Com a matéria intitulada: “Passear nos shoppings de Caxias do Sul também é exercício de etiqueta“, a rede de centros de compras de Caixas do Sul, afirma na reportagem que é inconveniente uma mãe amamentar seu bebê em público:

“Quem já não viu uma mamãe oferecendo o peito a um bebê na praça de alimentação ou em um banco nos corredores? Para quem não sabe, os três principais shoppings de Caxias do Sul — Iguatemi, Estação San Pelegrino e Prataviera — não permitem essa prática, recomendando às lactantes que usem os fraldários. “

 

A REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

 

Diante deste fato, foi lançado ontem oficialmentem um petição pública pelo http://www.avaaz.org/po/ com o objetivo de promover uma sensibillização nacional de reunir prefeituras, municípios e estados para a criação de uma Lei que proteja a amamentação em locais públicos e privados.

Espera-se que seja atingido a marca de 1 milhão de assinaturas para que este documentos seja entregue às autoridades competentes e que a Lei seja aprovada no Congresso Nacional.

Queremos fazer alianças com o mais número de autoridades, órgãos e grupos de apoio e defesa da amamentação.

Assine compartilhe!

 

https://secure.avaaz.org/po/petition/Lei_de_Protecao_a_Mae_que_Amamenta_em_qualquer_hora_e_em_qualquer_lugar

Anúncios

»

  1. Eu apoio o protesto!!! Mais que justo e humano,,amamentar quando bebê estiver com fome.!!O CÉU E PARA QUEM LUTA!! CORREEEEEEE, NÃO DESISTA DA BATALHA!!! MÃE/ FILHO,FAMILIA E SOCIEDADE TEM ESSE DIREITO!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s