Por: Simone De Carvalho
AMS Brasil
Ontem, dia 28 de Outubro, foi lançada a petição intitulada “Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em qualquer hora e em qualquer lugar!” com o objetivo de promover uma Campanha Nacional à favor do Direito à Amamentação em locais públicos e privados em todo o país.
Desejamos que seja criada uma Lei Nacional que proteja o Ato de Amamentar em locais públicos e que mães e bebês sejam respeitados, apoiados e incentivados por isso.
Por que isto é importante?
A História do Protesto em Fatos
2011
ITAÚ CULTURAL
“Com o filho Francisco, de 2 meses, acomodado em um sling (espécie de tipoia de bebê), a dona de casa Marina Barão parece espantada com a dimensão que o manifesto batizado de “mamaço” tomou ontem no Instituto Itaú Cultural da Avenida Paulista. No fim de março, ela foi impedida de amamentar o filho por uma educadora do instituto que acompanhava crianças em uma mostra do artista plástico Leonílson. “Meu filho estava chorando, tirei o peito para dar leite e ela me pediu gentilmente para sair dali. Disse que eu poderia amamentar na sala do bombeiro, mas estava fechada. Então, fiquei na escada”, conta. O caso foi parar na internet, onde se espalhou rapidamente e virou manifesto (pacífico). ”
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mamaco-reune-50-maes-na-paulista,718683,0.htm
2012
A HORA DO MAMAÇO
Evento oficial idealizado pela Comunidade “Aleitamento Materno Solidário” no facebook, com a ideia de lançar um evento anual conde todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reunam – no mesmo dia e no mesmo horário – em um ponto turístico de suas cidades, para amamentarem seus bebês simultaneamente. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a díade mãe bebê.
Ao todos 45 cidades e alguns países e quase 200 fotos foram compiladas em um vídeo que já ultrapassou as 20 Mil visualizações:
VÍDEO PRODUZIDO
2013
A HORA DO MAMAÇO
Nesta ano, também 45 cidades e 1500 mães se reuniram para realizar novamente o evento:
VÍDEO PRODUZIDO
A PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK
https://www.facebook.com/ahoradomamaco
O BLOG
http://horadomamaco.wordpress.com/
http://issuu.com/revistavinculo/docs/vinculo_ed04
A REPERCUSSÃO NA MÍDIA
http://guiadobebe.uol.com.br/hora-do-mamaco-2013/
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/hora-do-mamaco-reune-120-pessoas-no-jardim-botanico/30247
http://www.spsp.org.br/site/index.php/noticias-leia-mais/953-hora-do-mamaco-2013-perto-das-maes
http://www.redehumanizasus.net/64583-maes-participam-da-hora-do-mamaco-em-blumenau
http://www.infonet.com.br/Saude/ler.asp?id=147501&titulo=noticias
http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?mamaco-a-favor-da-saude-dos-bebes&id=486840
http://www.minasnoticias.com/prefeitura-de-caratinga-realiza-1-mamaco,10,1,15145,leitura.htm
O MANIFESTO
18 DE OUTUBRO DE 2013
Com a matéria intitulada: “Passear nos shoppings de Caxias do Sul também é exercício de etiqueta“, a rede de centros de compras de Caixas do Sul, afirma na reportagem que é inconveniente uma mãe amamentar seu bebê em público:
“Quem já não viu uma mamãe oferecendo o peito a um bebê na praça de alimentação ou em um banco nos corredores? Para quem não sabe, os três principais shoppings de Caxias do Sul — Iguatemi, Estação San Pelegrino e Prataviera — não permitem essa prática, recomendando às lactantes que usem os fraldários. “
A REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS
Diante deste fato, foi lançado ontem oficialmentem um petição pública pelo http://www.avaaz.org/po/ com o objetivo de promover uma sensibillização nacional de reunir prefeituras, municípios e estados para a criação de uma Lei que proteja a amamentação em locais públicos e privados.
Espera-se que seja atingido a marca de 1 milhão de assinaturas para que este documentos seja entregue às autoridades competentes e que a Lei seja aprovada no Congresso Nacional.
Queremos fazer alianças com o mais número de autoridades, órgãos e grupos de apoio e defesa da amamentação.
Assine compartilhe!
Eu apoio o protesto!!! Mais que justo e humano,,amamentar quando bebê estiver com fome.!!O CÉU E PARA QUEM LUTA!! CORREEEEEEE, NÃO DESISTA DA BATALHA!!! MÃE/ FILHO,FAMILIA E SOCIEDADE TEM ESSE DIREITO!!
ate que fim ,que coisa boa pois assi ficamos mais protegidas doa pessoas maldasas.