COMO AS VOVÓS PODEM AJUDAR

Padrão

600-03638846</p><p>600-03638846<br />© Natasha Nicholson<br />Model Release: Yes<br />Property Release: No<br />Mother Breastfeeding Baby<br /> © Natasha Nicholson / Radius Images

Parabéns, sua filha ou sua nora acaba de ter um bebê! Ela diz que quer amamentar a seu bebê e não utilizar leite industrializado. É uma oportunidade maravilhosa para apoiá-la. É provável que ela tenha algumas preocupações. A alimentação com leite industrializado pode parecer que tenha funcionado bem para você e seus filhos. Hoje sabemos mais a respeito da importância da amamentação para as mães e seus bebês. Com um pouco de sua ajuda, sua filha e neto podem ter uma experiência melhor com a amamentação.

Importância do apoio familiar

Uma vez você foi mãe de primeira viagem. Tinha temores e preocupações acerca de fazer o correto para seu bebê. Sua filha é provavelmente igual a você. Ela necessita de seu apoio agora mais do que nunca. A família próxima e os amigos têm um papel importante nas decisões da mãe sobre a alimentação de seu bebê.

Se uma mãe se sente apoiada: Terá mais confiança Amamentará por mais tempo;

Se uma mãe não se sente apoiada: Ficará angustiada perante suas novas responsabilidades.

É mais provável que abandone a amamentação antes do tempo

Por que o aleitamento materno exclusivo?

Você quer fazer o melhor por seu neto. Talvez se pergunte por que o aleitamento materno é importante. Nas décadas de 1960 e 70, o aleitamento materno não era comum em muitas partes do mundo. Muitos médicos e famílias acreditavam que o leite industrializado era melhor que o leite materno. Você recebeu a informação de que o leite industrializado tinha “tudo o que os bebês necessitavam”.

Agora sabemos que o leite materno está perfeitamente delineado para ser o único alimento do bebê. O leite materno contém todos os nutrientes que os bebês necessitam para crescer e os anticorpos e outros fatores imunes que ajudam a um bebê a manter-se saudável. Os bebês que recebem o leite materno exclusivamente se mantêm mais saudáveis que os bebês que recebem leite industrializado e leite materno. Os médicos recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente durante 6 meses. Durante os seguintes 6 meses, os médicos recomendam que os bebês sejam amamentados e que lhes sejam oferecidos outros alimentos. Assim, os bebês devem ser amamentados pelo menos 12 meses.

O que pode fazer uma avó

Se uma avó amamentou a seus filhos, suas filhas são mais propensas a amamentar. Mas se você não amamentou a seus filhos, não se preocupe. Ainda há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a amamentação exitosa para sua filha e seu neto: Procure maneiras de ajudar com as tarefas domésticas ou outros afazeres, de modo que ela possa dedicar-se a amamentar a seu bebê. Respeite as decisões de sua filha a respeito da alimentação de seu bebê. Assegure-se de consultar sua filha antes de alimentar a seu neto com algo mais. Os bebês amamentados podem comer e dormir de maneira diferente de os bebês alimentados com leite industrializado. Não espere que seu neto se comporte da mesma maneira que fizeram seus filhos. Se você tem alguma preocupação sobre como seu neto está se alimentando, não se apresse a dizer a sua filha o que está fazendo mal. Obtenha mais informação. Uma consultora em aleitamento materno, o pediatra ou um grupo de apoio à amamentação pode lhe dizer como saber se o bebê está recebendo leite suficiente ou se está aumentando de peso o suficiente e assim sucessivamente. Eles podem lhe ajudar a ajudar a sua filha.

Mais maneiras de ajudar:

• Escute a mãe que amamenta. É tentador dar conselhos, mas, às vezes, simplesmente escutar pode ser a melhor ajuda que você pode dar;

• Tenha em conta que os novos pais podem ser sensíveis às coisas que lhes dizem. A forma em que se diz algo pode ser tão importante como o que se diz;

• Anime sua filha se as coisas se tornam difíceis. Lembre-lhe das coisas boas que ela está fazendo para seu bebê;

• Amamentar é uma habilidade que se aprende. Se a mãe e o bebê estão tendo dificuldades com a amamentação, gentilmente sugira que a mãe entre em contato com uma consultora de aleitamento materno ou um grupo de apoio à amamentação.

Sabia que:

Só o leite materno contém: Todos os nutrientes que os bebês precisam para crescer. Fatores imunológicos que ajudam ao bebê a se manter saudável e reforçam seu sistema imunológico. Enzimas que ajudam ao bebê a digerir o leite materno. Fatores de crescimento e hormônios que ajudam ao bebê a se desenvolver e crescer forte. Anticorpos específicos contra os germes que a mãe esteve exposta, protegendo o bebê contra estes germes.

LEMBRE-SE:SEU NETO TEM UM SÓ COMEÇO NA VIDA E VOCÊ PODE AJUDAR PARA QUE SEJA O MELHOR COMEÇO POSSÍVEL.

Publicação da Associação Internacional de Consultores em Aleitamento Materno

Kara D. Ishii, MSW, e M. Jane Heinig, PhD, IBCLC

Tradução e adaptação: Pajuçara Marroquim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s