Amamentar deitada pode causar infecção no ouvido?

Padrão

Imagem: álbum seriado Ministério da Saúde (MS)

A mama da mãe quando bem posicionada na boca do bebê preenche todo espaço, não oferecendo passagem para o leite escorrer em qualquer direção sem ser a garganta. Na mamadeira sobra espaço dentro da boca, nenhum bico nem os ortodônticos, nem os fisiológicos preenchem a boca como o peito, podendo assim em alguns casos, facilitar que o líquido escorra para outros lugares, sem ser a garganta. Portanto amamentar deitada não é um risco para a saúde auditiva do seu bebê, o risco maior é quando o bebê toma mamadeira deitado.

 

 

Sabemos também que o leite materno contém anticorpos e células de defesa que inibem a formação de bactérias, as crianças amamentadas exclusivamente no seio materno até os 6 meses e continuando até os 2 anos tem menores chances de desenvolver doenças bacterianas e se desenvolvem recuperam-se com mais rapidez. O bebê entre 1 e 2 anos que mama duas vezes no seio materno, recebe 90% das necessidades diárias de vitamina C, 40% das necessidades protéicas, além de muitos outros nutrientes e fatores de imunização que o leite humano porta.

 

 

 

A posição deitada é tão segura e pode ser tão confortável principalmente durante a noite, ela é amplamente recomendada por especialistas em amamentação.

 

 

 

“Amamentar com a criança deitada não está relacionado com otites, mas sim oferecer mamadeira com a criança deitada. O leite materno inibe a formação de bactérias, enquanto o leite artificial incentiva sua proliferação.” (pediatria radical – 2007)

 

 

 

“A mãe deve buscar a melhor posição, seja sentada, em pé, deitada e oferecer o seio à criança.” ( Dr. João Aprígio – pediatra)

 

 

 

“É bem sabido que crianças que não mamam no peito até os 6 meses de vida têm mais otites do que as que estão em aleitamento materno. O leite materno transfere para a criança anticorpos e células de defesa. Além disso desenvolvem a musculatura orofacial e diminuem o refluxo, o que também diminui as chances de otites.” (Dr. Krishnamurti Sarmento Junior- otorrinolaringologista)

 

 

 

Fabiola Costa – Fonoaudióloga e Doula – Especialista em Amamentação.

 

Criadora do MamaMia gestar e amamentar

Blog: http://mamamamiaamamentar.wordpress.com

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s