Meu leite secou!

Padrão

Não raramente eu escuto essa frase e fico bastante intrigada .Para melhor compreender o porquê este processo acontece, precisamos adentrar um pouco mais nas questões fisiológicas que interferem com a síntese de prolactina – hormônio responsável pela produção de leite.

A prolactina é um hormônio secretado pelos lactotrofos, células especializadas de uma glândula no cérebro. Obviamente, o perfeito funcionamento de nosso corpo sofre influência de experiências emocionais e outras condições físicas, como doenças de base, doenças agudas, etc. Na gestação os níveis de prolactina aumentam em torno de 10 a 20 vezes a mais ( a fim de preparar as mamas para a amamentação) do que o normal, cai drásticamente durante o parto e volta a subir no puerpério, normalizando-se nas próximas 5 semanas. Mas o que pode diminuir a síntese de prolactina no período de lactação?

– Elevação dos níveis de dopamina – Dopamina elevada demais – baixa na síntese e liberação de prolactina. A Dopamina é uma droga vasoativa com efeito dilatador, precursora natural da adrenalina e noradrenalina, os quais são estimulantes do sistema nervoso central. Em doses elevadas promovem vasoconstrição renal . As vias dopaminérgicas são:

Vias mesolímbicas – Dopamina está relacionada ao pensamento, tanto que se aumentarmos a dose de dopamina o individuo tem manias, se diminuirmos a dose ele tem depressão. A esquizofrenia é o excesso de dopamina.

Via Nigro- estriatal – Dopamina estabiliza os movimentos – Parkinson é escassez de dopa

Via Túber-Infundibular – Dopamina na hipófise inibe a prolactina.

Via Meso-cortical – Dopamina atua no apetite

– GABA – Principal neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central . Inibe muito menos do que a dopamina.

E o que pode aumentar os níveis de prolactina?

– Serotonina – Fazer coisas que você gosta (que lhe dê prazer), atividade física, leitura, descanso, uma boa conversa animada, alimentos (banana, abacate, mel, nozes, tofu, canela, gérmen de trigo…). Entenda que os alimentos não aumentam a produção de leite, mas favorece a liberação de serotonina, que por sua vez pode favorecer a síntese de prolactina.

Principalmente – AMAMENTAR EM LIVRE DEMANDA!!

Trocando em miúdos: Quando a mãe tem dificuldade para lidar com eventos estressores corriqueiros (coping), ou vive um grande evento estressor, a concentração sanguínea de dopamina e adrenalina se elevam de tal maneira que bloqueia a liberação de prolactina, o que pode diminuir a produção de leite materno para o bebê. Contudo, a medida que a mãe se acalma, os batimentos cardíacos retomam o ritmo, a pressão sanguinea se normaliza, a prolactina vai sendo liberada com cada mamada do bebê. Se sentir que a produção de leite diminuiu, relaxe, respire  fundo, tente afastar-se do que estar lhe causando estresse, pense que seu bebê precisa de seu leite, descanse, se alimente bem, controle a ansiedade, tome muita água e reserve pelo menos 48 horas para praticar o contato pele a pele com seu bebê. Peça ajuda dos familiares para que você consiga se disponibilizar por completo para amamentá-lo. Faça sling, durma com o bebê SIM, dê o maior amor que você tem… O resultado logo aparecerá : O leite voltará com força e muito rapidamente. Acredite!

Outras condições que podem diminuir a produção de leite (mas não de uma hora para outra):

– Pega e posicionamento incorretos;

– Hipotireoidismo na mãe;

– Introdução de fórmulas infantis e mamadeiras – Confusão de bico e preferência de fluxo;

– Medicações agonistas dopaminérgicas;

– Bebê que dorme muito durante as mamadas;

– Pular mamadas

– Intervalo muito grande entre as mamadas

– Utilização de conchas durante a noite;

– Uso de sutiã muito apertado;

– Não esgotamento das mamas;

– Fadiga materna;

– entre outras….

Então mamães, fiquem atentas a estas condições e não deixe que nada atrapalhe a prática de amamentação. Lembre-se que você é a única fonte de suprimento nutricional e emocional de que seu bebê precisa nos primeiros meses de vida.

Um grande beijo,

http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=2715&LangType=1046

Por Grasielly Mariano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s