Bicos de silicone para amamentação

Padrão

Não sou contra “marcas”, mas sou contra alguns produtos. Eu testo pessoalmente tudo que aparece por ai e avalio os resultados com muitas de minhas pacientes que recebem indicações e utilizam “coisas” que se dizem “mágicas”. Neste sentido, posso seguramente dizer que sou contra todas as marcas que produzem bicos de silicone para “proteger” os mamilos. Proteger? Hoje, após atender uma mãe MUITO desesperada, eu fiquei pensando o porquê este produto existe e, pior, o porquê as pessoas o indicam já na maternidade?! Não encontrei uma resposta lógica e as argumentações oferecidas pelos profissionais de saúde às minhas pacientes não convencem, nem de longe:

– Mamilos fissurados – prometem diminuir a dor

– Mamilos planos ou invertidos

– Bebês com dificuldade de fixar a pega

As minhas respostas para estas mentiras são as seguintes:

– Os protetores de mamilos têm efeito paliativo na dor que a mãe sente por conta das fissuras e rachaduras. Não seria mais fácil ajudar a mãe na realização da boa pega em vez de “encapar” as lesões?

– Mamilos planos ou invertidos. Essas conformações mamilares não precisam de bicos artificiais, muito pelo contrário, precisam receber a sucção direta do bebê para que a pressão exercida seja suficiente para mudar o formato da aréola e do mamilo. O bebê suga a aréola e não o mamilo e, por esta razão, não há necessidade deste produto. Garantir que o bebê realize boa pega é o suficiente. Por vezes, pode ser necessária alguma outra intervenção, mas nada relacionado à este produto.

– Os bebês têm muito mais dificuldades de fazer a pega com o bico de silicone do que com a mama da mãe, que se encaixa perfeitamente em sua cavidade oral e favorece a completa compressão dos reservatórios de leite materno.

O bico de silicone é como se fosse uma mamadeira, embora o bebê precise fazer um pouco mais de esforço. Um pouco não, eu diria muito mais esforço, ao ponto de se cansar facilmente, ficar ofegante por precisar sugar com mais força para que o leite possa sair pelo mamilo e chegar à saída do bico de silicone. Reparem que, na grande maioria das vezes, quando a nutriz posiciona o bico de silicone, um imenso espaço entre este e o mamilo permanece. Pela força exercida, a mãe pode piorar ou ganhar novas lesões mesmo com o uso deste objeto, além de impedir que o bebê esgote as mamas, o que predispõe o binômio mãe-bebê a diversas situações de perigo – Fissura + não esgotamento das mamas favorece o ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto, mastite… Bebê pode não ganhar peso e não ter prazer na amamentação, pela dificuldade.  Ainda, o bebê faz “confusão” de bico e se recusa a mamar diretamente na mama – O tão incentivado contato pele a pele fica comprometido.

Garanto que toda e qualquer dificuldade que você apresente com a prática de amamentação será resolvida se você aprender a posicionar o bebê e orientá-lo a fazer uma boa pega. Claro que não incluo aqui as mamães que apresentam algumas condições clínicas que de fato atrapalham o aleitamento materno, o que não é o caso da maioria das mulheres que usam o bico artificial. Vejo mamães (até com bebês de 3 meses )angustiadas por não conseguirem amamentar naturalmente, envergonhadas ao terem que amamentar em público com o bico de silicone, fazendo mastites recorrentes, lesões que parecem nunca cicatrizar, bloqueios de ductos….e ainda assim persistem com um imenso desejo de amamentar seus bebês. Queridas, vocês não precisam de nada além do bebê e da vontade de amamentar para alcançar o sucesso. Não utilize nada que seja artificial, pois temos a natureza totalmente a nosso favor. E se você é uma dessas mamães angustiadas, procure ajuda o mais rápido possível para tornar o aleitamento materno prazeroso para você e para seu bebê. Liberte-se e diga não à este convite ao desmame precoce!

Por Grasielly Mariano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s