Amamentação e Refluxo Gastroesofrágico

Padrão

“O refluxo gastroesofágico (GER) é a volta do conteúdo do estômago para o esôfago. Um fluxo de leite muito intenso (por causa de excesso de leite ou de um fluxo de leite muito forte no seio da mãe) pode algumas vezes causar sintomas parecidos com refluxo. O aleitamento deve continuar quando o bebê tiver refluxo.
Mesmo que poucas pesquisas tenham sido feitas sobre o aleitamento materno e fórmulas infantis para bebês com refluxo, alguns resultados têm revelado que os bebês que amamentam têm refluxos menos severos à noite. Alguns bebês com refluxo se alimentam razoavelmente bem, enquanto outros aprendem que comer causa dor e por isso eles param de mamar.

Algumas mães consideram as dicas abaixo úteis:
– Manipule o seio com movimentos leves para estimular a saída de leite antes de dar o seio ao bebê;
– Mude de posição durante a amamentação;
– Amamente enquanto o bebê estiver sonolento
– Elimine as distrações;
– Caminhe enquanto estiver amamentando;
– Mantenha contato corporal com o bebê.

Outros bebês com refluxo parecem querer mamar o tempo todo! O leite funciona como um antiácido natural e é suave. Contudo os sintomas de refluxo podem aumentar se o bebê mamar demais. Estes bebês reagem melhor quando amamentados em somente um peito a cada sessão de amamentação. Ao amamentar um bebê com refluxo, é importante lembrar: É fundamental o controle básico do processo de amamentação. O bebê deve ser alimentado o suficiente. Esteja sempre alerta às fraldas molhadas. A boca do bebê deve estar posicionada corretamente no seio.

Posicione o bebê de modo que a gravidade ajude o leite a não voltar.
– O bebê talvez prefira a posição vertical.
– Use uma tipóia (sling ou outro porta-bebés), um carregador frontal, para posicionar o bebê ao nível do peito, e amamentar enquanto estiver em pé ou andando.
– Amamente deitada (“lado a lado”), enquanto o bebê deve ficar elevado nos braços da mãe.
– Tente amamentar numa cadeira reclinável, cadeira de balanço elevada, ou encostada em travesseiros.
– Posicione a barriga do bebê com a da mãe, com o bebê voltado para o peito.Na maioria dos casos, com o tempo e o desenvolvimento contínuo do bebê o refluxo diminuirá.

O aleitamento materno é uma excelente opção! O aleitamento materno proporciona muitos benefícios para o bebê e para a mãe, melhorando a saúde, odesenvolvimento e, principalmente, criando um forte elo entre a mãe e o bebê.

Visite o website indicado a seguir para obter mais informações, ou para localizar um gastroenterologista pediátrico na sua região:www.naspghan.org.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s