Como dizer adeus aos quilos extras (pós-parto)

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Depois da gravidez, é normal que as formas não sejam como antes e que pareça impossível voltar a ter a imagem esbelta e bonita. Mas não se preocupe! A acumulação de gordura, o aumento do volume abdominal e as ancas alargadas, é a consequência da gravidez recente, mas não pense que estas formas ficam para sempre. Existem muitas mulheres que receiam iniciar uma dieta enquanto estão a amamentar, porque receiam que possa faltar algum nutriente ao seu bebê; outras querem iniciar dietas drásticas para perder todo o peso que ganharam até à altura. Na realidade, após quatro semanas de dar à luz (6 semanas no caso de cesariana), pode iniciar um programa de perda de peso, de forma segura. Este plano deve estar bem elaborado para que possa perder peso de forma gradual e de modo a não afetar a ingestão de nutrientes essenciais para manter uma lactação materna completa e também pelo seu bem-estar físico e psicológico.

A alimentação não deve ser descuidada no período pós-parto. A lactação por si mesmo gasta muitas calorias e acaba por reduzir o peso, uma vez que há queima de calorias e gasto das reservas de gordura para a produção de leite e, além disso, a sucção provoca a diminuição do útero e permite que este volte ao tamanho original. É importante que tenha em conta que o ideal é perder ATÉ MEIO QUILO POR SEMANA, de forma a não afetar a qualidade do leite. Não se esqueça de que ganhou esse peso em 9 meses, portanto, para perder esses quilinhos a mais poderá levar esse tempo também. A amamentação requer mais energia por dia que a gravidez em si. A lactação por si só, faz com que gaste aproximadamente 500 calorias/dia a mais além do seu requerimento calórico diário. É muito importante que NÃO faça uma dieta hipocalórica, ou seja, uma dieta muito pobre em calorias, durante esta etapa. Uma alimentação equilibrada, atividade física moderada e o consumo de líquidos serão suficientes para que regresse ao seu peso habitual.

Quais são as alterações que se devem fazer na alimentação?

Deve ter a preocupação em fazer cinco refeições diárias, de forma moderada. As refeições devem ser leves evitando assim problemas de estômago, além de garantir um consumo constante de energia. O consumo de água e líquidos é igualmente muito importante! Deve beber pelo menos 3 litros de líquidos por dia. Pode optar por beber água “disfarçada”, por exemplo, diluir um néctar de fruta em água, ou fazer um caldo de verduras sem gordura. Comer com frequência. Não deve ultrapassar jejuns de 3 horas. Deve fazer lanches saudáveis que a ajudarão a manter um nível estável de açúcar no sangue. Ao manter um nível constante de açúcar no sangue, irá fazer com que diminua a ansiedade e controle a vontade de comer “compulsivamente”.

Frutas e Vegetais

A fruta e os vegetais são os seus melhores aliados para uma alimentação equilibrada e saudável. São ricos em vitaminas e minerais essenciais, elevado teor em fibra e pobres em calorias. Recomendamos a ingestão de três peças de fruta e cinco porções de vegetais por dia.

Proteínas pobres em gordura

A proteína é necessária para ajudá-la a recuperar a massa muscular. Durante a gravidez a massa muscular é sacrificada ate certo ponto. Os alimentos ricos em proteínas também ajudam a saciar mais comparando com os alimentos pouco saudáveis, ricos em açúcares simples e a gordura. Algumas boas fontes são a carne de vaca magra, frango, peixe, queijos magros e leguminosos, como as favas, grão-de-bico e lentilhas.

O Exercício

A prática de exercício físico deve começar lentamente e aumentar de forma gradual. Comece com exercícios ligeiros e consulte sempre com o seu médico antes de começar qualquer exercício que exija mais esforço. A caminhada é uma boa opção. Caminhadas curtas a passo moderado ajudam a preparar-se para um exercício mais vigoroso além de sentir o ar fresco. Pode retomar completamente à sua rotina de exercícios depois das seis semanas após parto, desde que se tenha feito uma boa preparação e de forma gradual. O importante é que pratique ao seu próprio ritmo. Se sente que são “muito difíceis ou pesados”, espere uns dias até voltar a tentar. Lembre-se que o seu corpo vai recuperando a pouco e pouco e deve de dar tempo.

Como dizer adeus aos quilos depois da Gravidez: http://www.ediets.com.pt/news/article.cfm/article_id,108.

FONTEhttp://www.e-familynet.com

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